40x13 Aquela coisa

Imagem: TingTing Huang

Eu estava andando na rua outro dia, desprotegida, sem casaco ou guarda-chuvas, usando minhas botas favoritas
e você passou por mim e me fez sentir aquela coisa.

O que é aquela coisa?

Ah, você sabe, aquela coisa, aquele conjunto de sinais e sintomas que não fazem sentido nenhum, e que você só percebe de qual síndrome fazem parte quando é tarde demais e você já não pode fazer tratamento ambulatorial.

Eu estava sentada, comendo qualquer coisa e aí eu olhei nos seus olhos e senti aquela coisa.
Aí eu sacudi a cabeça e dei aquela risada. É, aquela risada patognomônica, mas eu simplesmente fingi que não aconteceu.

Também teve aquele outro dia, sabe?
Eu fiquei sentada por alguns segundos a mais,
depois olhei pra trás quando você foi embora.

Sabe aquela coisa, aquela que me deixa com um bom humor irritante,
aquela coisa que me fez voltar a me preocupar com o estado caótico do meu cabelo, do meu quarto, do meu rosto, dos meus pensamentos, da minha vida inteira?

Sabe aquela coisa que me faz fechar a porta na sua cara sempre que parece que você vai entrar,
mas aí você de alguma forma coloca o pé pra me impedir de fechar, feito um desenho animado,
e entra e senta sem ser convidado,
deita no sofá, come toda a minha comida, enquanto eu ajeito os óculos, embasbacada, desconcertada, assustada, insegura e incerta sobre o que acabou de acontecer. Sobre o que não acabou de acontecer.

Aquela coisa que faz com que certas coisas comecem a acontecer
e tudo me parece parte de uma encenação bizarra
de uma peça que eu já fiz antes,
mas que está sendo remontada por outras pessoas.

Aquela coisa que me faz dizer umas frases ensaiadas,
umas frases que eu já até sei de cor,
e que eu não quero mais usar.
"Eu quero um texto novo, vamos pelo menos fazer isso diferente, eu não fico em casa sentada esperando,
eu te chamo pra sair,
e a gente vê o que acontece", penso, mas não faço nada, eu me sento em casa, tomo medicação pra ver se aquela coisa passa.

Mas eu acordo e aquela coisa me faz sentir vontade de falar com você,
e eu, horrorizada,
desligo o celular e vou ler um livro.
Descubro uma música nova e me pergunto---

Eu odeio aquela coisa,
aquela cosia viciante
a sensação de acelerar o carro quando você vai passar pelas tesourinhas, só pra sentir um frio na barriga,
querer te ver
não querer te ver
as cores e luzes, músicas, livros, séries
eu adoro aquela coisa

E é, eu sei,
aquela coisa é coisa minha,
começa intensa, passa rápido feito um piscar de olhos,
e eu não posso bagunçar as coisas por causa de um piscar de olhos.
Então, aquela coisa vai ter que ficar aqui, sem nome, sem definição precisa.

Certo?
Quero dizer, é a coisa certa a se fazer, não?
Com aquela coisa?

Aquela coisa, sabe?
Se não souber, tudo bem,
mas você tem que saber,
porque se você não souber

eu não quero saber sozinha.

0 comentários: