43x10 Pain management

Imagem: TingTing Huang

Tem a dor que dói
aguda,
aquela dor que você sente quando seu coração  parte - em pedaços ou vai embora -,
quando percebe que ele não vai ligar,
nota baixa,
quando seu personagem favorito morre num filme da Marvel.

A dor de sempre,
aquela que fica ali,
quando você acorda,
enquanto escova seus dentes e bochecha com listerine,
quando você sorri,
quando você fala,
e quando oferece amor.

Tem a dor que rasga, supera os limiares, quebra recordes, prende, incha, comprime, sufoca, aparece, inesperada e fica, explode seu peito em pedacinhos de vidro que ficam presos na carne e nunca saem.

(1/4 dos pacientes não sente dor.
1/3 daqueles com dor tem apenas uma destas.
1/3 têm 2 dores.
1/3 têm 3 ou mais dores)

"A experiência da dor pode interferir com a vida social e a qualidade dos relacionamentos, mudar crenças existenciais, causar incapacidade, depressão, ansiedade"

A dor é subjetiva.
Algumas surgem num turbilhão amarelo e têm cheiro de amora, sangue e loção pós barba. Outras de terra e algumas de chocolate meio amargo.

Algumas começam de repente, algumas começam pequenas e ficam gigantes, feito um pássaro Roca.

- Em aperto, facada e também daquele jeito, sabe?, que vem assim e faz assim.
Ela não anda nunca, fica só bem aqui ó. Aqui no meio. E no canto também. Da cabeça e do quarto. Do peito, da festa, do bar. Da cidade.
De 1 a 10, eu diria que é 8, e não duvide de mim, porque dói. Dói como nunca doeu antes.
Piora quando eu acordo pela manhã e melhora quando eu sonho. Só melhora quando eu sonho.
Se tem alguma coisa que vem junto? Ai, doutora, uma vontade, uma vontade enorme. Só vontade, assim, sem rumo, grande, que parece que vai me explodir se não sair de dentro.
Eu tomo xarope, chá, um remédio aqui e outro ali, mas não passa, não passa nunca. Nem a dor, nem a vontade.
Me ajuda, me diz o que eu tenho, me diz como resolver, me diz o que tomar.

Apoio a cabeça na mão, incerta - era pra eu ter aprendido isso no internato? dá pra pesquisar no google? Acho que aprendi, em algum lugar, que não posso dizer que não sei, não posso só tocar um tango argentino, mas eu quero.

Porque não sei, moço, não sei a cura pra sua dor, pra sua vontade. Eu quero saber.
Eu quero muito saber.
Mas ainda falta muito chão, tanto chão, e eu não sei por onde caminhar pra chegar lá.
Eu não sei como caminhar.
Eu não sei porque caminhar.

Se eu não me levantar, não posso te ajudar.

Não posso ajudar ninguém.

0 comentários: