35x02 Crime e castigo

Imagem: TingTing Huang

O que você quer de verdade?
O fim da fome no mundo, a paz mundial.
A cura do câncer.
Amor verdadeiro, saúde pra sua família, o fim da guerra no oriente, justiça para os mortos, o fim da violência contra a mulher, igualdade racial e de gênero.

Eu posso querer tudo isso
e tomar sorvete de morango com batatas fritas no almoço?
Posso querer a paz mundial e, eventualmente, ser a menina mais bonita em uma festa?
Deus perdoa a gente por ser fútil?
Ou eu sempre devo querer o bem de todos, o melhor para a maioria, o bem comum.

Porque eu quero coisas.
E é muito difícil admitir.
Mas eu quero coisas também.
Eu tenho sonhos, sobre os quais não falo,
e desejos tão bem escondidos dentro de mim, tão sufocados que eu às vezes sinto medo de dormir e saber sobre eles.
Eu quero coisas,
coisas que vão além do bem da humanidade e que são tão simples quando sorvete de morango, ou tão complexas quanto ganhar o nobel de literatura.

Eu quero coisas e quero de verdade.
E, quando eu quero uma coisa, e não a consigo
eu tenho direito de ficar triste?
Deus, por favor,
eu cansei de fingir que sou a protagonista de um daqueles livros nos quais a mocinha tem que sofrer feito Jó enquanto sorri.

Eu quero coisas.
Coisas que não fazem bem a ninguém que não eu.
E quero o direito de chorar quando não as consigo, eu quero chorar.
Eu quero ter o direito de chorar.
Eu quero querer coisas, eu quero poder ficar triste.

E eu quero isso aqui,
eu quero o direito de dar chilique na frente das pessoas,
ou quando sentir vontade.
Eu não quero ser triste no meio da noite, dentro de um carro.
Eu quero poder dizer o que sinto, eu quero coisas.
Tantas coisas.

E eu só quero poder querer,
eu nem preciso conseguir tudo,
eu só quero poder querer muito algo, sem medo,
e poder chorar quando não conseguir.

Se puder, por favor, eu gostaria muito, muito mesmo,
de poder querer.
Mas, se não puder, tudo bem.
Existem outras coisas mais importantes,
mais relevantes,
mais significativas
pra se querer.

A paz mundial,
por exemplo.

0 comentários: