37x06 I love your new glasses

Imagem: TingTing Huang

Eu nasci feia.
Mas também nasci muitas coisas, percebo agora.

Nasci bonita, aos olhos de mamãe.
Mas era feia, eu vi as fotos.

Cresci, e ainda era feia.
Mas tinha algo, sempre teve algo, um instinto animal, a capacidade de algo, e eu consegui não afugentar as pessoas com a feiura do meu rosto e a feiura do meu coração.

Eu sou feia.
Era feia quando eu o conheci.
E ele olhou pra mim, e eu me amei porque ele me amou.
Continuava feia, horrenda.
Mas tudo bem,
tudo bem, quando é assim.

Eu sou feia.
Espinhas no rosto, pele oleosa, um nariz que não me cabe direito no centro, boca fina sem nada pra oferecer, meu corpo é magro e ossudo, desajeitado.
Feio.
Eu sou feia.

Eu sou feia aos olhos das pessoas,
dos meus amigos,
dos homens
das mulheres

E, por muito tempo, eu me escondi sob uma capa de sarcasmo, comédia e mistério, sangue e desinteresse, cansada de olhar nos olhos das pessoas erradas e acreditar que o que eles veem é o que é real.

Aí eu fiz alguns testes.
Deus sabe que eu adoro brincar com a cabeça das pessoas, com a minha cabeça
e eu percebi
que elas só podem ver o que eu vejo.

Eu não preciso olhar pra alguém pra me enxergar.
Eu não preciso nem ver.

Porque eu passei muito tempo de cabeça baixa,
esperando que alguém viesse me dar significado, que alguém me dissesse o que ser, onde ficar, Calibã
Ouvindo vozes
e comentários estúpidos de gente estúpida que não quer ser magoada mas só sabe fazer isso com as pessoas
até perceber, talvez meio tarde,
que as pessoas só verão o que eu deixar.

Sou feia.
Em muitos sentidos, a feiura é parte integrante da minha vida.
Mas, se eu acordo pela manhã
lavo meus cabelos e os penteio até o braço doer,
se eu escolho minhas roupas com todo o cuidado do mundo,
se eu bagunço meus cabelos, dou risada de mim mesma,
se eu digo, afirmo "continuo linda", "sou maravilhosa, rainha do mundo"
as pessoas compram.
Até eu compro, às vezes, chego em casa, me olho no espelho, passo o famigerado batom e dou uma piscadela para a mentira que eu tenho que contar todos os dias.

Eu não me tornei bonita.
Eu sou feia.
"Você se acha muito, colocou uma foto mostrando parte dos peitos no facebook, teu ego é enorme, gostei do que você fez no cabelo"
O obrigada sai, automaticamente, mudo de assunto, desvio a atenção
E passo.

Assim, só.
Eu passo.

Se eu tentasse explicar o que tô tentando provar,
o que tô tentando entender,
nem conseguiria.

Pode ser o choque de ver o teu rosto inchado de chorar pela ameaça à tua beleza,
pode ser só uma coisa que uma garota me disse no semestre passado e não sai da minha cabeça,

ou tô tentando me distrair da aflição constante que é estar viva,
criando uma nova identidade
pra nunca mais precisar passar, de novo, pelo que aconteceu naquela noite.

0 comentários: